PROVISION E-SPORTS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

5 participantes

Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por Lad Ter Jun 24, 2014 5:34 pm

Boa tarde caros amigos e amigas,

Inicialmente, esse é um tópico opinativo, ou seja, que não tem base em nada comprovado oficialmente, mas é apenas uma interpretação superficial do meu entendimento dessa característica tão discutida entre jogadores por ai.
Já li em diversos textos na internet sobre Meta-game, tentando melhorar meu entendimento do jogo e cheguei a algumas conclusões e é sobre essas conclusões que vou citar para vocês.
Se vc tem uma opinião diferente da apresentada nesse post, tem total liberdade para comentar, retrucar, discordar ou condenar.
Peço a todos apenas respeito e humildade em relação aos outros que por ventura comentarem aqui para não gerar desenvolvimento de assuntos improdutivos e/ou agressivos, ok?

LET'S THE CARNAGE BEGINS!!!

O Meta-jogo:

Esse termo é utilizado em diversos jogos competitivos que envolvam algum tipo de estratégia.
Consiste na ideia de "pensar oq o seu oponente está pensando que vc pensa em fazer".
O que? O.o
Exatamente, é a maneira de jogar para se manter sempre um (ou mais) passo a frente do seu oponente, tentando manter, assim, uma vantagem que pode trazer a vitória.
E o jogo que permita isso, tende a receber um "meta" como base de estratégia.
Sempre lembrando que BASE de estratégia não é estratégia absoluta, não é regra única, o meta é chamado assim justamente por se tornar uma maneira de jogo que permite dentro dele mesmo, outras estratégias.
É também considerada como "Meta" a forma de jogo mais comum entre todos os jogadores, (profissionais ou não) por motivos óbvios, naturais ou por estudo de técnicos e especialistas do jogo, chega-se a uma base de jogo mais eficiente em relação ao cenário geral do jogo, com certas vantagens e com o mínimo de desvantagens para se atingir o objetivo do jogo.

O Meta-jogo dentro do LoL:

O Objetivo do LoL é destruir o nexus oponente, mas para atingir isso é necessário quebrar torres e destruir inibidores, basicamente
(não é possível bater no inibidor sem antes destruir as torres da rota e não é possível bater no nexus sem haver ao menos 1 inibidor quebrado)
Até ai ok, entendemos o modus operandi do jogo, certo?
Agora vamos colocar os campeões no mapa, há 5 de cada lado para defender sua respectiva base e tentar avançar para destruir a base inimiga (lembrando do procedimento inicial para a quebra do nexus)
Como dispor esses 5 de forma que seja mais eficiente?
É essa a proposta do Meta do lol, distribuir os 5 campeões de forma mais eficiente para destruir o nexus oponente. Não importa quais campeões sejam, esse é o ponto do meta.

O Meta atual:

Agora sim, vamos falar sobre como é efetivamente feito isso no LoL.
A estratégia atual, consiste em superar os inimigos através do Ouro acumulado através do farm, abates e objetivos menores e assim ir avançando em cada objetivo menor sobre a base do oponente.
E como fazer isso?
Inicialmente com a disposição do time no mapa, pensando na melhor forma de aproveitar o Ouro produzido pelo jogo em forma de monstros e tropas.
Segue a formação:
1 Top - 1 Jungler - 1 Mid - 2 Bot
Por que essa formação?
Por causa dos objetivos menores do mapa e, principalmente, o Dragão, que é um monstro de difícil abate e normalmente exige mais de um personagem para abate-lo.
Essa proximidade de 3 personagens em lane (que podem rapidamente se aproximar do dragão) e um jungler livre para andar no mapa, facilita o abate do Dragão que traz uma boa recompensa de ouro para o time inteiro, gerando esse adicional de ouro, para construir itens, que torna os personagens mais fortes, que ajuda a vencer o objetivo principal.
Essa é a ideia do Meta: gerar o máximo de ouro para o time, com os recursos passivos do jogo, para ter mais itens ou itens mais fortes e tecnicamente, vencer as lutas e atingir objetivos.

Ok, agora que temos a disposição dos personagens no mapa, por que é assim?

O objetivo é coletar gold das fontes passivas do jogo, quais fontes são essas?
Os creeps, que são produzidos pela base para as 3 rotas a cada 30 segundos
Os monstros neutros, que ficam em campos da selva e renascem depois de X tempo após serem mortos.
As Torres que geram ouro para o time inteiro quando são destruídas.
O Dragão e o Barão Nashor, que concedem ouro para o time e renascem depois de um período mais longo no jogo

E o meta dispõe os personagens para o aproveitamento dessas fontes de forma mais eficiente, 1 no top, no mid e 1 no bot para farmar os creeps gerados, 1 na jungler para farmar os monstros neutros da selva; e com a proximidade de 4 personagens do dragão, facilita a execução do mesmo.
Ué, mas não eram 2 no bot?
Sim, mas 1 farma e o outro não, isso torna a coleta de ouro concentrada em 4 Campeões pelas tropas e monstros neutros e 1 personagem um pouquinho defasado em relação ao resto do time, tendo outras formas de aquisição de ouro (que falarei mais pra frente).

Ok, para o acumulo de ouro produzido pelo jogo entendi, mas e se o time adversário começar a puxar lutas?
Ai entram as funções do Meta, que são basicamente uma composição de time balanceada e equilibrada, forçando uma delicada situação para lutas. As funções basicas são:
ADC - APC - Tank - Off-tank - Suporte
Aqui já abre um leque de possibilidades de outras funções, mas que vou me concentrar ao básico que é oq eu acredito ser o Meta.
ADC é o responsável pela maior parte do dano físico nos inimigos, normalmente proveniente do auto-ataque que não exige mana ou esperar tempo de recarga longos para funcionar, seu dano é mitigado pelo atributo armadura. Tende a ser uma função com pouca defesa, podendo ser morto facilmente se mal posicionado.
APC é o responsável pela maior parte do dano mágico nos inimigos, normalmente proveniente de habilidades que exigem mana e tem um tempo de recarga variáveis, tendo muita atenção a essas duas coisas para poder executar de forma eficiente os combates, seu dano é mitigado pelo atributo Resistência Mágica. Tende a ser uma função com pouca defesa, podendo ser morto facilmente se mal posicionado.
TANK é o responsável por absorver dano, com altos atributos defensivos o tank é a linha de frente do time, o qual pode receber uma quantidade alta de dano antes de ser abatido. Tende a não causar muito dano, mas tem habilidades de utilidade e/ou proteção para auxiliar seu time nas lutas.
Off-Tank é um personagem que tem dano e defesa médios, podendo auxiliar o tank na linha de frente enquanto tem dano suficiente para abater inimigos nas lutas.
SUPORTE é o personagem de auxilio geral do time, normalmente ele acompanha principalmente o ADC, para protege-lo e/ou auxiliar no abate de inimigos que ameacem o ADC. Tende a ter habilidades de muita utilidade, mesmo sem precisar de itens, pois o foco do suporte é em itens de auxilio do time e visão.

Certo, já sei quais são as funções e onde deve ir cada um no meta, mas como eu misturo tudo isso?
O meta já misturou pra vc!

Agora a forma de disposição mais eficiente encontrada, baseada no objetivo do meta, é o por quê:

2 BOT - ADC e SUPORTE: ADC farma os creeps gerados pela base inimiga, enquanto o suporte tende a comprar um item que gera ouro ao longo do tempo para poder comprar seus itens de auxilio, wards, poções e afins. A proximidade entre o dragão e o bot tbm torna a relevância da posição, pois é uma fonte de dano que ajuda a abater o dragão.

1 MID - APC: o APC tende a ir sozinho para o mid pois como depende de suas habilidades para causar dano, além de itens, o level tbm é importante para ele, sendo tbm uma lane mais curta em relação as outras, permite que o APC retorne o mais rapido possível caso precise voltar pra base por pouca vida ou para comprar itens. a proximidade do dragão tbm torna a relevância da posição, pois é uma fonte de dano que ajuda a abater o dragão e também pode ir ao TOP para ganks e auxilio.

1 JUNGLER - TANK / OFF-TANK: O JUNGLER fica sozinho abatendo os monstros neutros na selva, ele cuida do tempo dos objetivos globais (Buffs e Dragão) que trazem as vantagens que o Meta propõe. Tende a ser um pouco mais defensivo doq os Carries, pois os monstros neutros trocam dano diretamente com ele, sendo assim necessário uma boa recuperação/defesa para reduzir essa troca.

1 TOP - TANK / OFF-TANK: o TOP fica sozinho na lane, como nas outras, porém, devido a sua distancia do dragão e sua única fonte de dano próxima é o APC no MID, ele tende a ser mais defensivo ainda, podendo se manter na Lane por um longo tempo antes de precisar voltar para a base, convertendo ao time apenas para as team-fights ou aplicando outras estratégias menores conforme a situação.

E é isso, essa é a minha compreensão e descrição do META.
Não é uma regra absoluta, nada é obrigatório, é apenas uma forma mais eficiente para o objetivo proposto.
Mas da mesma forma, pode-se tentar formas diferentes de jogar tbm.
Como 5 jogadores indo em uma lane e forçando a quebra da torre do level 1 até o nexus ou Suporte no top e no bot, sem jungler, oq obviamente gera pressão no top inimigo, mas abre o jungler inimigo para jogar mais "sossegado" caso o top consiga se manter.
E diversas outras maneiras de se jogar.

E lembrando novamente, o meta é a BASE estratégica e dentro dela se aplicam outras estratégias menores, split push é uma estratégia, não um meta; Rotation é uma estratégia, não um meta; Backdoor é uma estratégia, não um meta.
O Meta é a Base que permite que essas outras estratégias possam ser aplicadas, assim como em uma partida pode-se mudar essas estratégias menores sem muito impacto, mas é mais difícil mudar o meta.

Quanto a campeões e o meta:
Notem que eu não citei nenhum campeão, citei apenas as funções relacionadas aos campeões e é isso que se leva em consideração sobre a escolha dos campeões.
Os campeões escolhidos por profissionais ou os campeões considerados os "melhores" para a função são os que se encaixam devido ao Kit de habilidades, vantagem por buff ou debuff de atualização ou mudança de itens, além de uma pequena versatilidade para estratégias menores. por exemplo: um campeão tank que é ótimo para a teamfight, mas que também destrói torres rapidamente sozinho (podendo aplicar split push)

Essa é a minha visão e aceitação do Meta para o LoL depois de diversos textos e informativos sobre o assunto.
é isso valew falow!!!   o/

Algumas fontes:

http://www.urbandictionary.com/define.php?term=metagame
http://www.legendsbr.com/o-meta-game-atual/
http://en.wikipedia.org/wiki/Metagaming
http://forums.br.leagueoflegends.com/board/showthread.php?t=26425
http://www.pwn3ed.com/2013/06/um-novo-meta-coreano-league-of-legends.html
Lad
Lad

Mensagens : 170
Data de inscrição : 17/06/2014
Idade : 36
Localização : São Paulo

http://www.shadowrath.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por arcannys Qua Jun 25, 2014 8:33 am

Concordamos em muitos pontos e discordamos em alguns, eu realmente acredito que o que você citou como estratégias menores são compreendidas dentro da meta do LOL, pela forma como o jogo é dada. Se formos analisar o DoTa que é um jogo praticamente igual, a forma como é jogada é totalmente diferente.

Atualmente o meta do DoTa consiste em deixar UM único jogador forte o suficiente para carregar o jogo, devido a como acontece o escalonamento de alguns "Heroes" e a relação dos itens que são muito mais caros no jogo. Os outros 4 players vão literalmente jogar para esse cara que vai carregar o jogo no final. Eu vi jogos no mundial em que você via 4 membros do time perto do level 11 enquanto o Carrier estava na casa do level 18~20.

Portanto eu acho que essas estratégias menores são parte componente de como é jogado o jogo, se você vai adota-la ou não vai depender das muitas variáveis que ocorrem dentro do jogo. Mas de forma subjetiva nos remetem a como vamos nos desenvolver dentro da partida.

Entende meu ponto Muniz, de quando eu digo que estratégias menores são partes componentes da meta?
arcannys
arcannys

Mensagens : 158
Data de inscrição : 18/06/2014
Idade : 35
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por rebirth Qua Jun 25, 2014 10:55 am

arcannys escreveu: Entende meu ponto Muniz, de quando eu digo que estratégias menores são partes componentes da meta?

Mas alguém discorda disso? Descrever o meta é uma coisa, compor o meta é outra coisa, é variável e situacional.

Como o Lad bem apontou, é preciso compreender que são coisas distintas: Meta, composições, objetivo e estratégias.

O Meta atual, que vem desde a season I, seria a composição/disposição de cada jogador dentro de uma partida de lol. (01 Top, 01 Mid, 01 Jungle e 02 Bot), dessa forma é comprovado que atingir os objetivos principais do jogo fica mais fácil, independente de qual campeão/composição ou estratégia você irá utilizar para atingir estes objetivos.


Última edição por rebirth em Qua Jun 25, 2014 12:09 pm, editado 1 vez(es)
rebirth
rebirth
Admin

Mensagens : 147
Data de inscrição : 17/06/2014
Idade : 36

https://provision.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por Gadevour Qua Jun 25, 2014 11:12 am

rebirth escreveu:
arcannys escreveu: Entende meu ponto Muniz, de quando eu digo que estratégias menores são partes componentes da meta?

Mas alguém discorda disso? Descrever o meta é uma coisa, compor o meta é outra coisa, é variável e situacional.

Como o Lad bem apontou, é preciso compreender que são coisas distintas: Meta, composições, objetivo e estratégias.

O Meta atual, que vem desde a season I, seria a composição/disposição de cada jogador dentro de uma partida de lol. (01 Top, 01 Mid, 01 Jungle e 02 Bot), dessa forma é comprovado que atingir os objetivos principais do jogo fica mais fácil, independente de qual campeão/composição ou estratégia você irá utilizar para atingir estes objetivos.





Hmm, eu vejo meta como pequenos pedaços de objetivo, exemplo, por que vai alguém com o atirador ?
por que ele é um char focado em dano, Meta dele, então alguém vai segurar a bucha para ele pegar ouro, Meta Suporte, por que o topo fica somente com 1 ?

Por que se não divide experiência ele sobe de level mais rápido, sendo mais relevante na função, Meta topo, e o caçador da selva?

Cria situações favoráveis para o time, além de captar recursos fora da rota tirando a taxa, meta Selva.

agora por que fica dois na parte de baixo do mapa ?

Meta dragon, caso a rota que tem somente 1 ficar na parte de baixo, uma possível luta por ele seria 4x3

Eu falei isso, metas são pequenas partes do objetivo, que é falar GG izi quando a paçoca explode.

existem sim outros metas, já vi coreano com 2 golpear, um suporte para o topo, vai do que se quer fazer, tanto que se fala do meta, mas e as inversões de rota ? é um contra meta, este é o xadrezão do LOL
Gadevour
Gadevour

Mensagens : 168
Data de inscrição : 18/06/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por rebirth Qua Jun 25, 2014 11:51 am

Hoje você pode enxergar o meta da maneira que você quiser, muita coisa aconteceu desde qdo o atual meta foi instituído, só importante que você saiba que este meta se desenvolveu por conta do dragon, principal objetivo depois do Baron..

O top joga solo hoje não é por conta da XP, isso foi um plus, a top lane teve que se sacrificar pra garantir ou aumentar as possibilidade de fazer o dragon pro time dele manja?

O adc não é mais o cara que precisa ficar gigante pra garantir o jogo, adcs foram nerfados e suportes buffados, as comps mudaram, com isso suporte deixou de ser um babysitter/ward ambulante pra se tornar peça chave dentro uma um TFs e essas coisas compõem o meta, porém a disposição continua a msm: 1/1/1/2, no mais são variações que enriquecem suas possibilidades.

Lembrando que estas atualizações são benéficas para o jogo mas muita gente sofre com isso vide os vários jogadores de ligas profissionais que na S2 eram deuses e hoje muita gente nem conhece.

Então qto antes vc se adaptar as novas variações que dão certo no lol, maior será seu rendimento dentro do jogo... tipo o Xin Zhao que dava certo no mês passado pode amanhã não funcionar mais e ai você vai ter que encontrar resposta pra isso.

LoL é lindo.
rebirth
rebirth
Admin

Mensagens : 147
Data de inscrição : 17/06/2014
Idade : 36

https://provision.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por arcannys Qua Jun 25, 2014 12:06 pm

rebirth escreveu:LoL é lindo.

viadão ¬¬

Meta varia muito e tá cada vez mudando mais.... não acho que a meta seja apenas a disposição dos players dentro do mapa, penso que engloba muito mais.
arcannys
arcannys

Mensagens : 158
Data de inscrição : 18/06/2014
Idade : 35
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por rebirth Qua Jun 25, 2014 12:15 pm

arcannys escreveu:Meta varia muito e tá cada vez mudando mais.... não acho que a meta seja apenas a disposição dos players dentro do mapa, penso que engloba muito mais.

rebirth escreveu:Hoje você pode enxergar o meta da maneira que você quiser...

Rollback..

Estou mostrando o pq que o meta é o meta saca? O que ele se tornou ou qtas variantes interferem, isso é outro assunto.


Última edição por rebirth em Qua Jun 25, 2014 12:17 pm, editado 1 vez(es)
rebirth
rebirth
Admin

Mensagens : 147
Data de inscrição : 17/06/2014
Idade : 36

https://provision.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por arcannys Qua Jun 25, 2014 12:16 pm

ops sorry :v
arcannys
arcannys

Mensagens : 158
Data de inscrição : 18/06/2014
Idade : 35
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por Gadevour Qua Jun 25, 2014 12:26 pm

rebirth escreveu:

Então qto antes vc se adaptar as novas variações que dão certo no lol, maior será seu rendimento dentro do jogo... tipo o Xin Zhao que dava certo no mês passado pode amanhã não funcionar mais e ai você vai ter que encontrar resposta pra isso.

LoL é lindo.

senti uma pontada no meu peito concordo que o lol se renova muito, tanto que o kog vai voltar com este path, e como eu tinha dito antes no forum, sedenta já era, agora a base de roubo de vida fica nas doran e se faz dano e neste caso a gume se tornou a melhor opção, gostei do item novo na sivir, mas acho caro para rushar, por isso acho que ela ainda não volta neste path
Gadevour
Gadevour

Mensagens : 168
Data de inscrição : 18/06/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por Lad Qua Jun 25, 2014 1:12 pm

No post apresentei os links com informações de outros sites sobre o assunto, meta jogo sozinho, que é aplicado em praticamente todo jogo competitivo e o meta jogo especifico do lol, é a partir deles que compreendi e escrevi esse post.

por que ele é um char focado em dano, Meta dele escreveu:

Gadevour, acho q vc está confundindo a ideia do meta com uma meta (objetivo), não sei, só deu a impressão disso com sua citação das metas dos personagens.
Da uma olhada nos links q eu postei se meu post não ficou muito claro, mas O meta é diferente de A meta.

Amelye, entendo seu ponto sobre as estratégias menores, e sim, elas tbm podem ser consideradas metajogos, pois são estratégias e Meta-jogo é isso. Porém, eu acho mais simples para compreensão essa abordagem separada, definir o meta jogo com a Base da forma como o jogo é jogado, o inicio, a forma mais eficiente; e depois entram outras coisas como team comp e estratégias a parte pq elas exigem algumas outras situações para serem executadas. Mas 1 top, 1 jg, 1 mid e 2 bot não exige situação nenhuma, sacou?

Lad
Lad

Mensagens : 170
Data de inscrição : 17/06/2014
Idade : 36
Localização : São Paulo

http://www.shadowrath.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por arcannys Qua Jun 25, 2014 1:17 pm

Cara, por que ainda não foi tentado, mas eu estou sentindo que cada vez mais que o meta do DoTa está se incorporando dentro do LoL.

Dentro da LCS já está comum o Top laner andar de braços dados com o Jungler e eles sairem fazendo duplinha pra carregar objetivo global... de forma indireta já quebrou o teu meta fixo de 1,1,1,2.

Isso que to querendo dizer, estratégia de como as coisas são feitas.... é meta game sim.
arcannys
arcannys

Mensagens : 158
Data de inscrição : 18/06/2014
Idade : 35
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por Lad Qua Jun 25, 2014 1:39 pm

arcannys escreveu:Cara, por que ainda não foi tentado, mas eu estou sentindo que cada vez mais que o meta do DoTa está se incorporando dentro do LoL.

Vc nem entrou nos links das minhas fontes né?

SIM, FOI TENTADO SIM.
Koreanos fizeram um meta de 2 top, 1 mid e 2 bot, onde no top ficava um bruiser e um suporte (tank) com smite que usava só pra farmar a parte do top da jungler enquanto voltava da lane, eles ganharam diversas partidas, mas foram counterados com uma estratégia menor dentro do meta mesmo, um ranged TOP com forte wave clear e foco do jungler no mid/bot/dragão (Opa, olha o meta ai funcionando)

arcannys escreveu:Dentro da LCS já está comum o Top laner andar de braços dados com o Jungler e eles sairem fazendo duplinha pra carregar objetivo global... de forma indireta já quebrou o teu meta fixo de 1,1,1,2.

Das partidas que eu vi, o top anda com o jungler só depois que a torre do top cai, oq acontece muito rapido, dependendo das estratégias menores ou até da inversão de lanes (que é um meta diferente com foco em derrubar a torre e não no dragão primeiro)
Ou o top larga a torre sozinha com um top adversário para farmar a jungler? então pq não vai 2 com smite?
Esses são os pontos do meta, a forma mais eficiente de se obter vantagem de ouro para o time
1-1-1-2 / 2-0-1-2 / 0-2-1-2
Metas podem ser counterados, e isso é natural, mas vc sugerir que split push (exemplo) é um meta, discordo pq não se faz split push desde o começo pq exigiria uma lane sem defesa do adversário, oq se o inimigo estiver no meta 1-1-1-2, vai ter gente em todas as lanes (no inicio do jogo ao menos)

e continuo defendendo que Meta-game, é a Base da forma de se jogar que permite, de forma eficiente, que outras estratégias possam ser aplicadas.
e o meta-game mais utilizado do LoL é o Zero Cs com 1 no top, 1 na jungler, 1 no mid e 2 no bot com objetivo de aproveitar ao máximo o acumulo de ouro disponibilizado pelo jogo com foco inicial no dragão.

Consulte as minhas fontes.
E por favor me apresente algum site ou artigo com a informação sobre seu ponto para que eu possa consultar.

Valew falow
Lad
Lad

Mensagens : 170
Data de inscrição : 17/06/2014
Idade : 36
Localização : São Paulo

http://www.shadowrath.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por DinoGex Qua Jun 25, 2014 7:54 pm

Hi,

Tentarei ser breve no que é um meta game (não colocarei como opinião , porque meta game simplesmente é, o que muda é no que se baseia).

Meta game: padrão de jogo usado atualmente. Exemplo:
TOP-JG-MID-ADC-SUP : meta game no que se trata as lanes. Caso você veja um dual top ou qualquer coisa fora disso, esta fora do meta game. Puro e simples.

Em relação a champions: aqui é mais complicado, ja que o jogo é bem dinâmico, mas vou exemplificar pelo que ja vi.

Exemplo, para tops: antes o meta era tanks, depois bruisers, ai vai.

Para midlaner: ja foi de clearwave, assassinos, hi mobility, utilitarios, etc.

ADC: lane bully, hi mobility

SUP: ja foi de hard cc, utility, poke.

Bem, é isso. Meta game simplesmente é o tipo ou padrão que é usado por TODOS os jogadores em um tal game NO MOMENTO. É isso que o felipe cita em seu artigo e suas fontes. Tudo que quebre padrões de um tipo de jogo esta fora do meta.
Lembrando que pelo lol ser um jogo desbalanceado, mudanças no meta sempre irão ocorrer, e por isso jogadores pro somem e voltam. Acho que o maior exemplo é o Venom, ex-toplaner da pain. Em TFs, um monstro, porem na lanephase deixava a desejar. Com a mudança de meta, seu rendimento caiu muito.

EDIT: não postei, mas alguns tipos de ações podem ser consideradas no meta. Exemplo: no final da S3 o padrão(META) koreano era muito mais dinamico do que o (META) NA, com torres levadas rapidamente, rotações etc. Não lembro de tudo, sou péssimo em nomes, mas resumindo, certas taticas podem ser sim consideradas 'dentro do meta'. Mais restrito, é verdade. Mas não deixa de ser um padrão.

Opa, e no que eu acho atualmente do meta game- como sou adc, posso dizer que:

- kog maw e ezreal com sua blue build estão viaveis; acho que ez voltou com mais força, pois sua build faz ele manter distancia dos bruisers com facilidade tremenda

- tristana talvez com sua escalabilidade com o gume e life steal baratos. Jinx se beneficiara da mesma forma.
- MF chorou com o nerf na BT.
- vayne is op, mas nao tenho ideia de como ficará daqui pra frente. talvez ganhe mais força com o nerf bt
- devo ter esquecido de algum.
As outras lanes prefiro não opinar rs.


É isso, vlw flw.

DinoGex

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo Empty Re: Meta Jogo (que a carnificina comece) - Opinativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos