Jungle dentro da Meta
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Gadevour
arcannys
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Jungle dentro da Meta
Bom galera, estávamos em um tópico sobre Renekton como bruiser e caímos para o detalhamento mais profundo da Evelynn no final, pra ver como o assunto fluiu.
Esse vai ser um artigo sobre como eu vejo o Jungle atual dentro da Meta competitiva e dentro da Solo Queue. Todos aqui sabem o quanto eu acompanho o competitivo do LoL e o quanto eu me aprofundo na lane Jungle que é a minha favorita.
Eu acompanho o competitivo desde a Season 2 Championship onde a pool de champions era bem menor e a ideia de como as coisas deveriam ser feitas completamente diferente da de hoje. Talvez por disponibilidade de itens da época e champions a Jungle era realizada normalmente por champions que são considerados herbívoros, aqueles que devem farmar e ficarem quietos até o level 6 para ai sim executar algum movimento. Naquela época picks como Maokai, Skarner e amumu eram bem frequentes, e as vezes algum champion com um late game absurdo também aparecia (vide Dr. Mundo na final pela TPA). Entretanto, mesmo que a quantidade de champions fosse pequena, a variedade de picks era gigantesca, com alguns picks até inusitados (rolou um Eze jungle no meio do mundial da S2).
Hoje o cenário é diferente, mais consolidado, e com uma estratégia bem definida daquilo que o jungler deve fazer. Em resumo devemos:
-> garantir objetivos globais rapidamente e com pouco ônus para o resto do time;
-> manter posse para você ou para alguém do time o maior número de buffs, seja em pick off do rival ou roubando;
-> garantir o farm seguro de todas as lanes, as vezes nem gankando mas mantendo o mapa sob seu controle;
-> servir de iniciador de Team Fights e desempenhar um papel de off-tank dentro delas na maior parte das vezes;
-> destruir o maior número de wards o possível, deve ser o primeiro a alterar o trinket para a lente;
Parece simples, mas é muita coisa a ser desempenhada por uma única pessoa. Para que todos esses papéis sejam devidamente executados, deve ser feito um pick de algum champion que te de um kit viável para tudo isso. Isso resultou numa redução drástica dos champions considerados competitivos dentro da Jungle.
Atualmente temos algumas poucas opções que estão compreendidas da seguinte forma:
Tier God (aquele que deve ser obrigatoriamente pickado ou banido)
Para o Competitivo: Lee Sin, Elise
Para a Solo Queue: Amumu, Warwick, Wukong, Jarvan IV, Vi
Tier 1 (a primeira opção quando os tier gods estão indisponíveis ou inviáveis)
Para o Competitivo: Evelynn, Jarvan IV, Kha'Zix
Para a Solo Queue: Kha'Zix, Fiddlesticks, Xin Zhao, Rammus, Elise, Jax, Evelynn, Volibear, Shaco, Udyr, Lee Sin, Pantheon, Rengar, Aatrox, Sejuani
Tier 2 (situacionais dependendo da comp do time rival)
Para o Competitivo: Rengar, Nocturne
Para a Solo Queue: Nocturne, Hecarim, Kayle, Master Yi, Skarner, Tryndamere, Nautilus, Olaf, Zac, Dr. Mundo, Maokai, Nasus, Shyvana, Leona, Trundle, Malphite, Gragas, Diana, Zed
Estamos em 95 jogos realizados dentro da LCS NA e EU Somadas, o que dá 190 picks de Jungle, e temos o seguinte dado
Elise -> picks: 54 bans: 24
Lee Sin -> picks: 61 bans: 27
Evelynn -> picks: 33 bans: 30
Somando os 3 dá 144 picks de jungle, que é 76% dos jogos presentes
A porcentagem de pick/ban de cada champion chega a ser mais assustadora:
Elise:
NA 94%
EU 66%
Lee Sin:
NA 94%
EU 92%
Evelynn:
NA 50%
EU 83%
Esses definitivamente são os 3 champions de longe mais utilizados dentro da Jungle competitiva por terem recursos para executar tudo ou quase tudo o que é devido ao Jungler atual.
Dentro da solo queue é um pouco diferente porque esses 3 champions tem um mesmo problema: eles escalam terrivelmente mal para o Late Game. Nenhum deles tem a capacidade de carregar um jogo depois de seus 20 e tantos minutos de jogo, isso ocorre devido ao fato de que no competitivo o jungler não deve ser grande causador de dano... e sim criar ferramentas para que seus carriers deem esse dano.
Muitas vezes já perdemos para um jungle inimigo que escalou monstruosamente no late game e saiu matando a geral... esse é o pensamento que eu acho que um jungle SoloQ deve ter... Escalar e matar. Picks como Master Yi, Nasus, Dr. Mundo, Jax, Aatrox já não ficam tão bizarros pela capacidade de carrier final.
Enfim gostaria de deixar agora em aberto para o resto do povo para debates sobre um pouco tudo isso e ver o que vocês pensam.
Passo a bola pra vocês o_o/ º \o_o
Esse vai ser um artigo sobre como eu vejo o Jungle atual dentro da Meta competitiva e dentro da Solo Queue. Todos aqui sabem o quanto eu acompanho o competitivo do LoL e o quanto eu me aprofundo na lane Jungle que é a minha favorita.
Eu acompanho o competitivo desde a Season 2 Championship onde a pool de champions era bem menor e a ideia de como as coisas deveriam ser feitas completamente diferente da de hoje. Talvez por disponibilidade de itens da época e champions a Jungle era realizada normalmente por champions que são considerados herbívoros, aqueles que devem farmar e ficarem quietos até o level 6 para ai sim executar algum movimento. Naquela época picks como Maokai, Skarner e amumu eram bem frequentes, e as vezes algum champion com um late game absurdo também aparecia (vide Dr. Mundo na final pela TPA). Entretanto, mesmo que a quantidade de champions fosse pequena, a variedade de picks era gigantesca, com alguns picks até inusitados (rolou um Eze jungle no meio do mundial da S2).
Hoje o cenário é diferente, mais consolidado, e com uma estratégia bem definida daquilo que o jungler deve fazer. Em resumo devemos:
-> garantir objetivos globais rapidamente e com pouco ônus para o resto do time;
-> manter posse para você ou para alguém do time o maior número de buffs, seja em pick off do rival ou roubando;
-> garantir o farm seguro de todas as lanes, as vezes nem gankando mas mantendo o mapa sob seu controle;
-> servir de iniciador de Team Fights e desempenhar um papel de off-tank dentro delas na maior parte das vezes;
-> destruir o maior número de wards o possível, deve ser o primeiro a alterar o trinket para a lente;
Parece simples, mas é muita coisa a ser desempenhada por uma única pessoa. Para que todos esses papéis sejam devidamente executados, deve ser feito um pick de algum champion que te de um kit viável para tudo isso. Isso resultou numa redução drástica dos champions considerados competitivos dentro da Jungle.
Atualmente temos algumas poucas opções que estão compreendidas da seguinte forma:
Tier God (aquele que deve ser obrigatoriamente pickado ou banido)
Para o Competitivo: Lee Sin, Elise
Para a Solo Queue: Amumu, Warwick, Wukong, Jarvan IV, Vi
Tier 1 (a primeira opção quando os tier gods estão indisponíveis ou inviáveis)
Para o Competitivo: Evelynn, Jarvan IV, Kha'Zix
Para a Solo Queue: Kha'Zix, Fiddlesticks, Xin Zhao, Rammus, Elise, Jax, Evelynn, Volibear, Shaco, Udyr, Lee Sin, Pantheon, Rengar, Aatrox, Sejuani
Tier 2 (situacionais dependendo da comp do time rival)
Para o Competitivo: Rengar, Nocturne
Para a Solo Queue: Nocturne, Hecarim, Kayle, Master Yi, Skarner, Tryndamere, Nautilus, Olaf, Zac, Dr. Mundo, Maokai, Nasus, Shyvana, Leona, Trundle, Malphite, Gragas, Diana, Zed
Estamos em 95 jogos realizados dentro da LCS NA e EU Somadas, o que dá 190 picks de Jungle, e temos o seguinte dado
Elise -> picks: 54 bans: 24
Lee Sin -> picks: 61 bans: 27
Evelynn -> picks: 33 bans: 30
Somando os 3 dá 144 picks de jungle, que é 76% dos jogos presentes
A porcentagem de pick/ban de cada champion chega a ser mais assustadora:
Elise:
NA 94%
EU 66%
Lee Sin:
NA 94%
EU 92%
Evelynn:
NA 50%
EU 83%
Esses definitivamente são os 3 champions de longe mais utilizados dentro da Jungle competitiva por terem recursos para executar tudo ou quase tudo o que é devido ao Jungler atual.
Dentro da solo queue é um pouco diferente porque esses 3 champions tem um mesmo problema: eles escalam terrivelmente mal para o Late Game. Nenhum deles tem a capacidade de carregar um jogo depois de seus 20 e tantos minutos de jogo, isso ocorre devido ao fato de que no competitivo o jungler não deve ser grande causador de dano... e sim criar ferramentas para que seus carriers deem esse dano.
Muitas vezes já perdemos para um jungle inimigo que escalou monstruosamente no late game e saiu matando a geral... esse é o pensamento que eu acho que um jungle SoloQ deve ter... Escalar e matar. Picks como Master Yi, Nasus, Dr. Mundo, Jax, Aatrox já não ficam tão bizarros pela capacidade de carrier final.
Enfim gostaria de deixar agora em aberto para o resto do povo para debates sobre um pouco tudo isso e ver o que vocês pensam.
Passo a bola pra vocês o_o/ º \o_o
arcannys- Mensagens : 158
Data de inscrição : 18/06/2014
Idade : 35
Localização : São Paulo
Re: Jungle dentro da Meta
Achei bacana a analise da LCS
O total de bans nos 3 é de 14,21%, isto em 3 char's, sobre a god tier, não vi muito WW espancando, mas ele escala muito para o fim podendo até ser o pivô da vitória, mas acho que para objetivos ele ainda seria louco, tipo ultar no caçador inimigo e não deixar ele usar golpear e usar o seu e depois,kkkkk, é o cão chupando manga
muito legal falar de números, parabéns.
O total de bans nos 3 é de 14,21%, isto em 3 char's, sobre a god tier, não vi muito WW espancando, mas ele escala muito para o fim podendo até ser o pivô da vitória, mas acho que para objetivos ele ainda seria louco, tipo ultar no caçador inimigo e não deixar ele usar golpear e usar o seu e depois,kkkkk, é o cão chupando manga
muito legal falar de números, parabéns.
Gadevour- Mensagens : 168
Data de inscrição : 18/06/2014
Idade : 37
Re: Jungle dentro da Meta
Na real faz um milênio que não vejo um WW na jungle, mas se o Nerfpls tá dizendo quem sou eu pra discordar xD
arcannys- Mensagens : 158
Data de inscrição : 18/06/2014
Idade : 35
Localização : São Paulo
Re: Jungle dentro da Meta
Acho que na Yolo queue nos elos evelyn e cavalao carregam mais.. deve ser impressao. Evelyn pela visao q ela exige, e cavalo pq é cavalo.
Não sou jungle, so faço 4fun, mas parece que é meio limitado as opçoes na jg, os numeros mostram um pouco isso. Talvez pelo meta exigido e a função da jg que parece ser meio elementar rs. Repetindo, impressão minha.
Não sou jungle, so faço 4fun, mas parece que é meio limitado as opçoes na jg, os numeros mostram um pouco isso. Talvez pelo meta exigido e a função da jg que parece ser meio elementar rs. Repetindo, impressão minha.
DinoGex- Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/06/2014
Re: Jungle dentro da Meta
Hecarin está OP like a boss e eu não sabia /o\
arcannys- Mensagens : 158
Data de inscrição : 18/06/2014
Idade : 35
Localização : São Paulo
Re: Jungle dentro da Meta
eu sempre acreditei no potencial do pangare do capiroto
Diego- Mensagens : 32
Data de inscrição : 17/06/2014
Idade : 38
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